sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Guia para iniciantes: BASE



Olá meninas! Como estão?
Entãao, eu comentei que tava pensando em fazer um guia pra iniciantes e cá estou! Eu pensei em fazer esse por vídeo, mas como eu não tenho as bases que eu gostaria de falar, não ia ficar legal o vídeo.
Pois bem, base não tem mistério mas dica nunca é demais né!

Pra que serve a base: A base como o nome já diz, é a ''base'' da maquiagem, o primeiro passo, ou seja, ela uniformiza e prepara a sua pele pra receber o resto da maquiagem, além de disfarçar os poros abertos e corrigir pequenas imperfeições.

Tipos de Base:

Líquida - é uma base fluida,leve, com acabamento mais natural, pode ter cobertura leve, média ou pesada.


Em creme- geralmente as bases cremosas são bases de cobertura mais pesada, indicadas mais para ocasiões a noite e para pessoas que tem mais imperfeições no rosto. Não é indicada para pele madura, pois marca mais as linhas de expressão por ter o acabamento mais pesado.


Em bastão -  são bases que podem ser consideradas cremosas também, porém esse tipo de base é mais oleoso, oferece acabamento mais pesado.É recomendável para quem tem pele seca.





Em pó:  esse produto é tipo um 2 em 1, pó e base, mas tem que saber aplicar,o ideal é aplicar com um pincel kabuki ou um pincel para pó com cerdas sintéticas, assim o  acabamento fica mais natural. Eu particularmente uso essas bases como pó pela textura ser beeeem fininha, como base acho que não cobre nada.


Pancake: ou ''argamassa''. Essa base era usada muito antigamente no cinema e oferece um acabamento muito pesado e artificial, é mais usado em maquiagem artística por ser BEM grosso. Dica: fique longe.


Como identificar o tom adequado da sua pele?

Identificar o tom de base pode ser bem fácil ou não, depende de cada pessoa. No meu caso eu nem sempre preciso experimentar pra saber o tom, só de olhar eu já consigo saber, e tudo é adaptável amiga! Se eu comprar uma base um pouquinho mais escura eu uso um pó mais claro ou vice-versa e tá tudo resolvido! Mas não é bem assim, como aqui são dicas para iniciantes, aconselho você experimentar a base no seu rosto, na altura do maxilar, assim você vê se é do tom parecido que o seu pescoço, porém isso também é relativo porque o rosto é mais exposto que o pescoço e nem sempre são da mesma cor. Mas de verdade, passa no rosto e vai dar uma volta, e isso não é ser cara-de-pau não amiga, isso é precaução, porque ao sair na rua você vê qual é a duração, se ela vai derreter ou não e etc.. Se for aprovada, volta lá e compra!



Como escolher a base certa?

O que você deve avaliar antes de comprar uma base:

Seu tipo de pele - seca, oleosa,mista ou normal, para cada tipo de pele tem uma base.E como identificar? Falei sobre isso no post de cuidados pra pele, dá uma conferida lá e identifique.
Se você tem uma pele seca ou normal o ideal é uma base hidratante, de preferencia cremosa, se você tem pele oleosa ou mista, bases oil free e líquidas são a sua pedida!

Sua idade: se você é novinha, não tem marquinhas e linhas de expressão só precisa se prender mesmo ao tipo da sua pele. Mas se você é mais velha, e já tem ruguinhas e linhas de expressão, é aconselhavél uma base líquida com acabamento mais leve.

O clima de onde você vive: tem bases que não aguentam climas muito quentes e derretem e tem outras que aguentam, como no frio tb, então, leve isso em conta!

Objetivo: É uma base pra dia ou para noite? Se for para o dia, o mais leve possível pra parece bem natural, e se for para noite, um acabamento mais pesado e resistente, por isso é bom ter duas opções de bases!

Como passar a base?

Com as mãos: O jeito menos aconselhável, o acabamento não fica muito bom, fora que seus dedos absorvem produto e contaminam ele também.

Com esponja de látex:  Essas esponjas são facilmente encontradas em farmácias, perfumarias ou lojas de bijuterias. Na minha opinião essa esponja é PÉSSIMA pra passar base, porque ela suga toda a base, mesmo que você aplique dando batidinhas. Ela é boa pra dar acabamento, pra isso ela é muito boa e eu a-do-ro, por exemplo quando você já preparou a pele e você manchou sem querer de sombra um pedacinho do seu rosto, você vai lá e limpa, ou aplica um pouquinho mais de base ou corretivo e fica perfeito!


Com o pincel ''língua de gato'': Esse pincel é o mais conhecido pra aplicar base, e o mais acessível também, porém não o mais indicado. Ele deixa uns ''riscos'' na pele, mas nada absurdo que não dê pra não passar base, eu particularmente gosto muito e uso em mim e nas minhas clientes, ele me da um acabamento bem bom, e se fica alguma coisa, conserto com as esponjinhas de látex.




Com o pincel Duo Fiber: Como o nome já diz, esse pincel tem duas fibras, a branquinha é sintética e a preta natural, ele por ter o topo reto e ser arredondado, dá um acabamento bem natural. Também é facil achar, não tão fácil como o língua de gato, mas não é tão díficil. E o melhor do pincel duo fiber é a versatilidade, ele serve pra passar, base, pó, blush e iluminador.


Com um pincel kabuki: Esse é eleito o o melhor pincel pra passar base entre as maquiadoras, blogueiras e mulheres que usam maquiagem. Ele é bem parecido com o duo fiber, mas esse é todo de cerdas sintéticas e mais espesso, concentra mais produto, espalha melhor e deixa um acabamento divino!


Com a beauty blender: Quem olha até acha que essa esponja é igual a de látex, mas não é! Essa esponjinha também é divina pela sua versatilidade, por ser mais espessa, ela não acumula produto, pode ser usada úmida ou seca e deixa um acabamento maravilhoso, além de poder usar pra passar base, corretivo, pó, blush e iluminador. Esse formatinho de coxinha é fundamental pra conseguir todas essas opções. Quem quiser comprar, lá na lojinha dama de honra vende e é baratinha!





Então é isso bonitas, espero que tenham gostado e que tenha ajudado todas vocês que tinham alguma dúvida sobre o assunto, vou fazer ainda o guia de iniciantes de pincéis (que vai ser em vídeo), corretivo e de paletas (que também será em vídeo).

Se quiserem tirar alguma dúvida ou deixar alguma sugestão, falem nos comentários, no email, face ou twitter.







2 comentários:

  1. Achei incrível esse guia. Muito útil. Sempre passo a base com um pincél 'língua de gato' que tenho. Tiro os malditos 'riscos' ou com uma esponja de látex, ou com a beauty blender. Nunca experimentei aplicar a base com a beauty blender. Muito bom saber!

    ResponderExcluir
  2. O blog da maravilhoso e amei ver minha lojinha por aqui. Esse guia serviu pra eu ter uma noção antes de começar o curso e veio na hora certa. Ta tudo lindo, continue assim. Beijos :*

    ResponderExcluir